Mais Populares

29 de novembro de 2010

Livre-se de vírus com 2 passos importantes

Se você tem um computador com vírus por todo o canto, é porque você não cuidou corretamente, e clicou aonde não deveria ter clicado, agora, só reinstalando tudo, se não sabe realizar isto, chame um técnico para realizar isto.

Agora com o computador limpo, sem lentidão, rápido para acessar internet, rápido para assistir vídeos do youtube, e preferencialmente usando um sistema original (sabe lá a procedência destes softwares piratas) ou então uma distribuição Linux para quem não deseja investir em um sistema operacional proprietário (apesar que as dicas aqui são válidas para sistemas Windows, já que Linux as vulnerabilidades são extremamente menores).



Dica 1:
- Desconfie de todo e-mail com anexo, foto, arquivo, proteção de tela, mensagem de spam, mensagem para enviar para seus amigos, uma mensagem motivadora ou convincente para fazê-la replicar para seus amigos, etc. Marque sempre como phishing se estiver usando o Microsoft Windows Live Hotmail, ou simplesmente apague a mensagem. Há sistemas que conseguem descobrir a rede de contatos de amigos para enviar mensagens falsas sendo como seu amigo para seu e-mail, fazendo você clicar nos anexos, fotos, proteção de tela, e na realidade, é um programa malicioso que é instalado em seu computador. E-mail, é a coisa mais insegura que existe desde 1980, pois a principal vulnerabilidade é a possível "falsificação" de identidade, que não é possível impedir. Se alguém falar contigo que recebeu um e-mail seu e achou estranho, fique calma, ninguém entrou na sua conta de e-mail, o e-mail foi enviado de fora de sua conta, e a pessoa desconfiou que aquela mensagem poderia ser sua, e muitas vezes estas pessoas acabam clicando e sendo vítimas.

Dica 2:
- Nunca use pen-drive dos outros no seu computador. Nunca se sabe o conteúdo do pen-drive antes de inserir no computador, então não arrisque, há programas que ao acabar de inserir o pen-drive no computador, inicia uma corrente de programas que podem instalar em seu computador sem seu conhecimento. Caso precise comprar um pen-drive para uso pessoal, compre em lojas grandes e reconhecidas, como Lojas Americanas (não compre do camelô da rua, sabe lá a procedência disto, e muitas vezes vem com tamanhos que não são reais, além de perder dados importantes quase sempre! Pen-drive original suporta até 10.000 regravações!!!).
Evite de usar o pen-drive em outros computadores, utilize-o como se fosse de uso exclusivo para um único computador. Caso precise transferir arquivos para outros computadores, prefira transferir pela rede, por e-mail, ou gravando um CD-R, ou talvez um CD-RW, que permite até 100 regravações!!!.

Com estas 2 dicas, você não precisa mais ter seu anti-vírus em seu computador, ele irá ser só um atrapalho,  consumindo recursos de memória e processamento, já que para cada atitude do usuário, primeiro passa-se pelo crivo do anti-vírus para depois ser executado, mas, até se acostumar com estas 2 simples dicas, mantenha-o sempre atualizado, e com ou sem anti-vírus, saiba que ameaças podem acontecer da mesma forma, pois a cada segundo, mais de 10.000 vírus entram na rede, e não há anti-vírus capaz de proteger um computador de todas estas ameaças, nem aqui, "nem na china".

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!