Mais Populares

13 de junho de 2015

Como o Google Apps pode ajudar sua empresa?

Você que tem uma micro empresa e não tem uma área de TI (ou talvez até tenha), provavelmente deve utilizar os recursos de e-mail de um provedor de hospedagem para os e-mails do seu domínio ou utiliza um e-mail pessoal para contato, a forma que por assim dizer, a mais inadequada visualmente ao apresentar um cartão de visitas.

Mas ao invés de você utilizar recursos de sua empresa para desenvolvimento, você está na situação que 30% do seu TI está encarregado de uma carga de resolver problemas de e-mail, seja backup de arquivos PST, que em alguns casos são corrompidos, ou de sérias indisponibilidades.

Talvez ninguém te falou disto antes, mas você pode utilizar o Google para hospedar seu serviço de e-mails, e de cara, conta com uma infraestrutura do melhor webmail atualmente, ou seja, é possível banir de vez o uso de softwares de e-mails, reduzir tempo gasto do TI em procurar e-mails antigos e até mesmo reduzir custos com licenças de softwares.


O Google Apps for Work, foi desenvolvido especificamente para uso no trabalho, e tem certificação ISO 27001, garantindo um nível de proteção ao usuário, e conta com diversas ferramentas para tornar seu e-mail totalmente disponível na nuvem.

Chega de utilizar o velho Outlook, que de tempos em tempos exige manutenção preventiva para evitar que os e-mails sejam perdidos por causa de arquivos locais. Manter arquivos em máquina local, é longe de ser o lugar ideal para armazenar arquivos, principalmente críticos.

Existem empresas que a vida da empresa depende do e-mail, e torna-se um dos itens mais importantes na organização da mesma, apesar de ser algo "ultrapassado" para se realizar isto diante de grandes empresas, que utilizam sistemas para gerenciamento de projetos. Mas este cenário não é visto em todos os lugares, e de certo, o e-mail ainda é a melhor forma de organizar e documentar pedidos e solicitações.

Utilizando o Google Apps for Work, tem seus benefícios como: e-mail em nuvem, dados salvos e espalhados em todos os data-centers do Google, e arquivos e planilhas com compartilhamento e edição em tempo real. Sim, não envie mais aquele velho arquivo do word, envie um link online editável, onde você pode ver a outra pessoa editando o arquivo junto contigo, em tempo real, e até conversar em um bate-papo integrado.

Como funciona o Gmail?

O Gmail no Google, é uma máquina virtual que é executada sobre a infraestrutura do Google Cloud Platform, e ela se expande automaticamente utilizando mais máquinas físicas conforme demanda de recursos computacionais.

Segurança das informações

A replicação de dados no Google é feito através de uma plataforma de banco de dados distribuídas entre os data-centers em todo o mundo. Sua conta de e-mail provavelmente está hospedada aos pedados em cada parte dos continentes, e você nem perceberá isto.

É claro que se você utilizar POP3 para resgatar as mensagens do Google e manter os e-mails em PST, estará dispensando toda a segurança e replicação de dados que o Google faz por você, mantendo seus e-mails em seu HD mecânico não tolerante à falhas.

Além disto, um arquivo PST pode ser aberto por qualquer pessoa, e o webmail do Google opera sempre com SSL e sempre exigirá senha para acessar os e-mails.

Busca de e-mails

O conceito do Google para os e-mails é: não apague, arquive. Assim você conta com a melhor ferramenta que existe para busca: experimente buscar algum e-mail e ele poderá aparecer em instantes para você.

Esteja pronto para o futuro

O futuro é o computação em nuvem, e isto já é uma necessidade no cenário atual, e manter os e-mails em cloud, também está sendo uma necessidade nos dias atuais, pois isto reduz o trabalho de manutenção de servidores, haja visto que o data-center já está preparado para isto, e automaticamente já possuem todos os mecanismos e controles para prevenção de falhas, riscos, e garantir um serviço de qualidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!