Mais Populares

21 de abril de 2015

O mobile-gedom (armagedom da computação móvel)

O que você acha do Google remover sites que não são compatíveis com dispositivos móveis de sua busca?

O Google está a promover sites que são "mobile friendly", ou seja, sites responsivos, com fonte de tamanho grande, fáceis de clicar, oferecendo uma relevância na busca, e removendo os sites que não estão adaptados ao celular.

Nisto inclui milhares de empresas que ainda não tem sites responsivos, pois muitas delas ainda não adaptaram os layouts e isto significa uma grande parte da internet, provavelmente na casa de milhões de sites de negócios que não estarão mais disponíveis para os usuários de internet móvel.
Isto muda o paradigma da Internet para um tal sinal apocalíptico como o site Business Insider comenta (no link abaixo), ou também como um "mobile-geddon", ou podemos denominar mobile-gedom (referência para o Armagedom).

Por um lado isto tem seus motivos ideais: forçar a Internet se adaptar aos novos padrões de CSS3 e HTML5 e ao mesmo tempo forçar os usuários à terem navegadores atualizados, pois sites responsivos não funcionam corretamente em versões do Internet Explorer 9 ou inferiores (principalmente Internet Explorer 8, que não entende o recurso de "media query" no CSS).

Como evitar que seu site desapareça da busca do Google?

Se você conhece um pouco de HTML, basta se atualizar com os novos modelos de layouts responsivos ou utilizar frameworks prontos como Bootstrap, ou então procurar um profissional capacitado para esta função.

Outra opção é utilizar layouts prontos para sites utilizando ferramentas de sites, ou você pode se arriscar utilizando o Google Chrome e utilizando a função de desenvolvedor.

Tenha em mente que você irá precisar:
- Ter um layout que seja compatível com qualquer tela, ou seja, responsivo, aquele que não é preso por um determinado número de pixels.
- O layout tem que oferecer suporte para telas de alta definição, ou seja, telas FULL HD em celulares, precisam ser dimensionadas corretamente, o tamanho das fontes precisa ser ajustado.
- Links tem que ser fáceis de clicar, geralmente haver um parágrafo maior ou botões grandes, para facilitar o toque.
- Texto em tamanho legível. Não adianta ter um site responsivo, botões de links grandes e o texto não ser de fácil leitura ao usuário.



* = Relembrando que não copiamos conteúdo, apenas nos baseamos e/ou no máximo traduzimos mas incluímos também nossa opinião e nosso trabalho, ok? Até mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!