Mais Populares

19 de janeiro de 2014

Computador lento, por quê?

Hoje mesmo me pediram ajuda para ver um novo computador que está lento e cheio de vírus. Mas por quê?

Vírus são programas mal intencionados, que entram no computador com permissão exclusiva do próprio usuário, ou seja, se manter um computador parado conectado à internet, dificilmente vírus iria entrar nele, assim como acontece com servidores (onde não há usuários o operando).

A partir do momento que há alguém utilizando aquela máquina, assim ela pode ficar muito mais exposta à vulnerabilidades do que antes. Isto se deve ao fato que existem muitos programas enganarem seus usuários.


Quem quer instalar um vírus em seu computador? Com certeza você dirá "não, jamais", porém se ele vem em forma de um "amiguinho acolhedor"?

O que quero dizer é que, se você ter um computador e ficar procurando programas para baixar em sites de downloads, o risco de adquirir vírus e outros programas indesejados, são enormes.

Nem nos referimos aqui nos softwares regidos pela GPL, que geralmente possuem código aberto para que possam ser analisados, mas nos programas geralmente que acrescentam funcionalidades para programas que já existem, como por exemplo programas que alteram o tema da página do seu facebook, ou que na época do MSN, ficavam trocando vários textos por emoticons na tela do usuário.

Muitos destes programas geralmente não tem só o propósito "divertido", carregam uma carga de tarefas por detrás que o usuário não percebe.

Como ter um computador mais seguro?


1. Sempre adquira softwares de boa procedência:

> Site do fabricante
> Mídia física, como CD-ROM ou DVD.
> Evite pen-drivers e mídias graváveis/regraváveis.

2. Procure sempre ter software original.

> Procure descontos em boas lojas para ficar mais seguro.
> Licença do Windows 8 Pro custa em média R$ 250 e do Office Student (suficiente para Word, Excel, Power-point) R$ 150.

3. Evite baixar softwares ao máximo

> Seu computador não faz aquilo? Se contente, antes seu computador livre e seguro, rápido e consistente, do que um zumbi do qual não responde mais aos seus comandos.
> Busque soluções alternativas, nunca se há apenas uma forma se se fazer o que precisa no computador.

4. Procure sites online que façam o que precisa sem precisar instalar softwares

> Passarei uma lista abaixo com sites recomendados para cada item comumente desejado.



Muitas pessoas podem me criticar dizendo que estou querendo que as empresas venham lucrar com licenças, mas pense no seguinte fato: Alguém oferece algum bem ou produto para alguém de graça, sem nada em troca? Não. Então porquê insiste em usar programas para quebrar a licença?

Softwares originais funcionam melhor que os softwares craqueados, isto porque estão operando com seu código programado legítimo, mas à partir do momento que é craqueado, outro software está trabalhando juntamente com este, tanto na parte de evitar que perca a sua licença como também outros propósitos desconhecidos.

Dica de ter um computador rápido

Tenha o essencial de software em sua máquina, e basta. Como fazer aquela edição de vídeo ou baixar um vídeo? Segue uma lista de sites online que fazem trabalhos de muitos softwares sem ter que sacrificar o desempenho de seu computador com softwares cavalos de tróia:

Vídeo e conversores

http://www.keepvid.com/ -> Serve para baixar vídeos do Youtube e outros. Tem uma nova opção que dispensa até mesmo o uso do Java.

http://www.online-convert.com/ -> Um site de conversão de áudio, vídeo, imagem, documentos, livros, arquivos, entre muitos outros. Praticamente um dos mais completos para se converter tudo que precisar.

http://www.wevideo.com/ -> Site que você cria e edita vídeos online baseado em fotos. Tem inclusive aplicativo para Android. Oferece ainda 5 Gb online de graça para armazenar os vídeos. Há restrições para exportar os vídeos com relação tempo de render e tamanho, que podem ser maiores com conta Premium.

http://www.magisto.com/ -> Site que faz edição de vídeos como acima, porém aceita vídeo também, veja um exemplo de vídeo:


http://www.screenr.com/ -> Grave sua área de trabalho (ou parte dela) e disponibilize em vídeo automaticamente no site, e publique diretamente no Youtube (o site envia diretamente para sua conta no Youtube). Requer Java para gravar sua tela.

Áudio

http://www.flv2mp3.com/ -> Converte vídeos de diversos formatos para áudio. Pode colocar uma URL do Youtube ou outro site de vídeos e traz diretamente o MP3 pronto.

http://www.vidtomp3.com/ -> Igual ao de cima, uma alternativa adicional.

http://www.vocaroo.com/ -> Grave áudios MP3, gravações de músicas e disponibilize automaticamente online.

Imagem

http://pixlr.com/editor/ -> Editor de imagens online. Substituto talvez do Photoshop.

http://www.dermandar.com/ -> Crie panoramas em 360º ou de ângulo aberto. Junte várias sequencias de imagens e o site cria automaticamente interligando suas fotos.

Conversores de arquivos

http://www.icoconverter.com/ -> Gerador de arquivos de ícones a partir de JPEG, GIF, BMP, PNG, etc. Serve para criar ícones que podem ser utilizados em sites (como favicon.ico) ou para utilizar em atalhos em softwares de computador (caso seja programador).

http://www.convertico.com/ -> Igual o de cima, com apenas o recurso de poder enviar a URL contendo a imagem desejada, e transforma diretamente em ícone pronto.

http://www.ezyzip.com/ -> Compactador e descompactador de arquivos ZIP. Requer Java.

Rádio online

http://www.tunein.com/ -> Ouça rádio online. Pode-se escolher dentre milhares de rádios no mundo todo, e tem aplicativo para iPhone e Android. Crie uma conta e salve os favoritos, que ficam tanto no site como no celular também para fácil acesso.

Escritório

http://drive.google.com/ -> Crie documentos de texto, planilhas, apresentações e edite online inclusive em colaboração em tempo real com seus amigos compartilhando permissão de edição. Tem chat para auxiliar na construção de um trabalho para quem está visualizando o mesmo documento no mesmo momento.

http://www.zoho.com/ -> Igual o de cima, porém mais específico e oferece mais recursos como até aplicativo para celular para continuar editando documentos com gráficos, planilhas, apresentações, compartilhamento de arquivos, gerenciador de tarefas e muitos outros recursos.

http://www.pdfescape.com/ -> Edite e crie documentos PDF online.

http://www.ilovepdf.com/ -> Divida ou inclua arquivos PDFs. Limitado à 80 Mb na versão gratuita.

http://www.lucidpress.com/ -> Cria encartes, flayers, revistas, matérias de jornais, e itens geralmente usados em campanhas de marketing. Digamos que um substituto do software InDesign da Adobe. Uma das grandes vantagens é também a colaboração em tempo real com outros usuários.

http://www.free-ocr.com/ -> Digitaliza imagens de textos para texto puro. Ao invés de redigitar aquele trabalho que só tem impresso, faça um scan desta página, envie para o site e será transformado em texto novamente.

Utilitários diversos

http://www.snag.gy/ -> Quer tirar um print-screen rapidamente e enviar para alguém? Basta pressionar sua tecla PrtScr (printscreen do seu teclado) e dentro do site digitar CTRL+V e pronto, o print foi enviado para o site, e tem link para compartilhamento. Se quiser copiar parte de uma janela, utilize ALT+PRTSCR e a janela ativa será copiada para o site. Não requer Java, mas requer um navegador atualizado.

https://www.virustotal.com/ -> Envie arquivos suspeitos para analisar online se contém vírus ou não. O mecanismo verifica em vários tipos de software anti-vírus ao mesmo tempo e exibe um relatório do que foi identificado.

http://www.net2ftp.com/ -> Software cliente de FTP (File Transfer Protocol) para transferência de arquivos.

Tem algum comentário ou site que faça o mesmo que softwares instalados? Deixe seu comentário.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!